Nasceu em 30 de abril de 1881, na cidade de São José de Mipibu, filho do imigrante italiano Vicente de Cicco e da mipibuense Ana de Albuquerque de Cicco. Fez os primeiros estudos em sua cidade natal com o mestre Luís Militão. Quando sua família mudou-se para Natal, passou a estudar com diversos professores particulares, indo depois fazer o curso de Humanidades na Paraíba, onde ingressou no seminário. Ao término do primeiro ano no seminário, desistiu de seguir a carreira religiosa e voltou para Natal, matriculando-se no Atheneu Norte-rio-grandense, onde concluiu o curso secundário aos 18 anos. De lá foi para Salvador, estudar na Faculdade de Medicina da Bahia.
Formou-se em 1906 e veio para Natal, onde instalou consultório na casa de seus pais, à Rua das Virgens, na Ribeira. Moço, inteligente, culto, com grande capacidade de trabalho e com grande entusiasmo pela profissão que escolheu, logo demonstrou desejo de servir aos mais necessitados.
No seu leito de morte, chama Onofre Lopes em quem confiara a continuação de sua obra e diz "Meu filho, não deixe a minha obra se acabar". Dr. Januário Cicco faleceu aos 71 anos, em 1º de novembro de 1952, vítima de infarto do miocárdio. O velório e o enterro foram acompanhados por uma multidão, composta por admiradores, autoridades políticas e culturais, que fizeram questão de prestar sua última homenagem ao médico.
FONTE: SITE DO HOSPITAL DO CORAÇÃO